Últimas Notícias

Sporting e Benfica atentos: segundo lugar da Liga Portuguesa deixa de garantir entrada direta na Liga dos Campeõe

A final da Liga Europa entre Manchester United e Tottenham Hotspur terá implicações diretas na configuração da Liga dos Campeões 2025/26, já que o vencedor da prova garantirá entrada direta na fase de grupos da principal competição europeia de clubes.



    Este cenário pode afetar diretamente o segundo classificado da Liga Portuguesa, que poderá deixar de ter acesso direto à Champions, dependendo dos critérios finais da UEFA e da distribuição de vagas.

Após a vitória convincente do Manchester United por 4-1 frente ao Athletic Bilbao, que carimbou a presença dos red devils na final europeia, o técnico português Rúben Amorim falou à DAZN sobre o feito e, apesar do foco no seu novo clube, não escondeu o carinho pelo Sporting Clube de Portugal, equipa que deixou recentemente.

“Obviamente que estou a torcer pelo Sporting, ninguém me pode levar a mal. Tenho muitos amigos lá e espero que corra tudo bem e que o Sporting vença”, disse Amorim, referindo-se ao dérbi decisivo no campeonato português.

        Apesar da forte ligação emocional ao clube de Alvalade, Amorim foi claro ao afirmar que o                     eventual título da Liga Portugal não será seu mérito, mas sim do atual treinador leonino:

“Eu não serei campeão. Campeão será o Rui Borges, se o Sporting ganhar. Desde que assumi o papel de treinador do Manchester United, sou responsável pelos resultados do Manchester United.”

O treinador também revelou que tem mantido contacto com membros do staff sportinguista:

“Tenho falado com algum staff porque tenho muitas saudades deles e sei que estão muito nervosos, mas tudo vai correr bem. Vamos ver, sábado.”

Sobre o jogo que conduziu os red devils à final da Liga Europa, Amorim destacou o espírito de equipa:

“Não é dedo de treinador, é o corpo todo dos jogadores. Quando se tem o espírito certo... hoje senti quando entrei no balneário que o espírito era o certo. Toda a gente a remar para o mesmo lado.”

Apesar da goleada, o técnico não escondeu as dificuldades enfrentadas:

“O resultado é dilatado, mas foi mais difícil do que parece. Estava mais nervoso na minha primeira Taça da Liga. Sei o que representa, por ser contra uma equipa inglesa, tentar ganhar alguma coisa depois de um ano difícil.”

Com o Manchester United na final da Liga Europa e o dérbi entre Sporting e Benfica a aproximar-se, o desfecho da temporada promete emoção tanto em Inglaterra quanto em Portugal — com impactos reais no mapa europeu de clubes para 2025/26.

    Na temporada passada, o Benfica, na condição de vice-campeão português, entrou diretamente porque a Atalanta, vencedora da Liga Europa, garantiu a qualificação para a Champions via Serie     A (acabou no top'4).

Sem comentários