Cardeal Robert Prevost eleito Papa: adota o nome Leão XIV
O norte-americano Robert Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo Papa pela Igreja Católica, sucedendo ao Papa Francisco. O novo pontífice escolheu o nome Leão XIV, tornando-se o primeiro Papa dos Estados Unidos a assumir o cargo máximo da Igreja.
A sua eleição foi confirmada após mais de uma hora do aparecimento do fumo branco na chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais reunidos em Conclave haviam chegado a um consenso. Momentos depois, Leão XIV surgiu na varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para saudar os milhares de fiéis presentes na Praça.
Nas suas primeiras palavras, o novo Papa proferiu “uma saudação de paz”, desejando que ela “chegue a todo o mundo”. Dirigiu ainda uma mensagem de união e esperança: “Deus ama todos, estamos todos nas mãos de Deus”, declarou, numa referência direta ao legado do seu antecessor.
Leão XIV evocou também a memória de Francisco, cuja voz se mostrou frágil durante a benção de Páscoa, pouco antes do seu falecimento: “Vamos manter dentro de nós a voz corajosa do Papa Francisco”, disse emocionado.
Identificando-se como “um filho de Santo Agostinho”, Prevost afirmou: “Convosco sou cristão e assim poderemos caminhar em conjunto”. Em seguida, alternou para o espanhol para dirigir-se de forma especial à sua antiga diocese no Peru, onde atuava como bispo: “A todos vós, desejamos ser uma Igreja sempre em caminho, em busca da paz que deseja ser próxima”.
A eleição de Leão XIV ocorre num momento de transição e desafios para a Igreja Católica, marcada por mudanças sociais e pela missão de promover o diálogo e a paz global.
Sem comentários