Últimas Notícias

Angola conquista 12.º título

 

Angola conquista 12.º título do AfroBasket 2025. A seleção nacional voltou a brilhar no continente ao vencer o Mali por 70-43 na Arena do Kilamba, este domingo, confirmando o regresso ao topo do basquetebol africano.



Regresso triunfal após 12 anos

A vitória marcou o fim de um longo jejum. Desde 2013, em Abidjan, que Angola não levantava o troféu. Desta vez, diante da sua torcida, a equipa mostrou solidez desde o início e impôs o seu ritmo com forte intensidade defensiva e ataques certeiros.

Mali surpreende e alcança vice-campeonato

Apesar da derrota pesada na final, o Mali conseguiu um feito inédito: terminou pela primeira vez como vice-campeão do AfroBasket. Com quatro vitórias em sete partidas, os malianos provaram estar em crescimento e consolidaram-se como nova força no cenário africano.

Senegal garante terceiro lugar

Na disputa pela medalha de bronze, o Senegal superou os Camarões por 98-72. Foi a terceira edição consecutiva em que os senegaleses asseguram o terceiro posto, reforçando a regularidade da equipa.

Destaques individuais da competição

A festa angolana ficou ainda maior com os prémios individuais. O base Childe Dundao foi eleito Jogador Mais Valioso do torneio, além de integrar o "All-Tournament Team". O compatriota Bruno Fernando também foi incluído na seleção ideal.

A equipa do torneio foi ainda completada pelos malianos Mahamane Coulibaly e Aliou Diarra, além do senegalês Brancou Badio.

Com este triunfo, Angola soma o 12.º título do AfroBasket e reforça o estatuto de maior vencedora da história da competição.

]]>
Redação Desportiva

Sem comentários